Como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo pode ser adotado em negócios do Vale do São Francisco

áreas contaminadas
Descarte incorreto da calda de agrotóxicos pode gerar multas e impedir certificações
11 de junho de 2019
Entenda como a Sanvale pode ajudar sua empresa a se alinhar aos ODS
11 de junho de 2019

O conceito de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) tem trazido renovação em negócios de países em desenvolvimento e que pretendem adotar a economia circular, como é o caso do Brasil.

Funciona da seguinte maneira: caso a empresa, indústria ou empreendimento tenha projetos que utilizem fontes renováveis e alternativas de energia; que busquem eficiência e conservação energética; reflorestamento; que visem ao desenvolvimento sustentável e que comprovem redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa, ela pode vender créditos de carbono.

Estes créditos podem ser adquiridos por empresas em países desenvolvidos que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, conforme assinado no Protocolo de Kyoto e atualizados na última Conferência do Clima.

Porém o conceito, que aborda o lucro e a sustentabilidade através da adequação dos processos, não é restrito a grandes empresas que desejam vender créditos de carbono. Em negócios do Vale do São Francisco, o MDL tem sido implementado através da gestão eficiente de resíduos e rejeitos, adoção de fontes energéticas renováveis; tratamento de efluentes para reutilização da água e recuperação de áreas degradadas, através do PRAD.

“Já tivemos trabalhos de reclassificação laboratorial de rejeitos, tipo de matéria em que se esgotaram todas as possibilidades de uso, em resíduos; que puderam ser reinseridos nos processos da empresa. Com esta e diversas outras consultorias, a Sanvale Soluções Ambientais proporcionou economia para a empresa e em menor impacto ambiental, pois diminuiu a carga de materiais que era descartada para o CTR da cidade”, explica a coordenadora técnica da Sanvale, Silvia Mariana Barbosa.

Quer saber como adotar os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) em sua empresa? Fale conosco! Saiba mais sobre MDL: http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2014/05/entenda-como-funciona-o-mecanismo-de-desenvolvimento-limpo-mdl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *