9 Práticas Sustentáveis que sua Empresa pode Adotar em 2019

Sanvale é destaque no V Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE
11 de junho de 2019
Implantação de Energia de biomassa (madeira)
11 de junho de 2019

As empresas que buscam competitividade no mercado têm buscado apostar, cada vez mais, em práticas sustentáveis. Além da redução real da pegada de carbono – e até dos custos do negócio, a adoção de métodos ecologicamente corretos são muito bem vistos pelo novo consumidor – preocupado com o futuro do planeta.

 A seguir, veja algumas ações que sua empresa pode começar a adotar para um 2019 mais ecologicamente sustentável.

1. Dispense objetos de cozinha descartáveis e sacos plásticos

O canudo de plástico foi o centro das discussões sobre o uso excessivo de plástico em nosso planeta. Faça sua empresa ir além e descarte o uso de copos, canecas, pratos e talheres descartáveis; além de sacolas plásticas em compras do dia-a-dia. Faça campanhas para que seus colaboradores tragam itens laváveis de casa, preferencialmente feitos de vidro ou cerâmica, ou presenteie com estas alternativas mais sustentáveis. 

2. Economize papel

Use a tecnologia em seu favor. Aprenda a configurar melhor a sua impressora e faça impressões frente-e-verso; reutilize papéis como rascunho; dê preferência a arquivos digitalizados e utilização da nuvem para guardar documentos; utilize assinatura digital e configure, junto à prefeitura, o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas.

3. Recicle ou dê destinação correta

Sua empresa possui pilhas de papéis e materiais plásticos inutilizados, lâmpadas quebradas, baterias de eletrônicos descartadas e equipamentos defasados? Contate a Sanvale para encaminhar estes itens à destinação ecologicamente correta. Ainda que sua empresa gere poucos resíduos sólidos, é preciso manter o controle de todo esse material. O descarte incorreto do lixo com natureza tóxica pode poluir o meio ambiente e gerar multas.

4. Escolha equipamentos eletrônicos econômicos

Ao trocar os aparelhos de sua empresa, busque equipamentos com menor consumo de energia. Além disso, aprenda a configurar os modos econômicos de seu ar-condicionado, geladeira, impressora, computadores, entre outros equipamentos.

5. Proponha transporte alternativo ou caronas solidárias

Nem sempre é possível ir de bicicleta ou ônibus para o trabalho, dadas as condições climáticas ou de localização do destino. Portanto proponha caronas solidárias para colegas que moram na mesma área, e assim, diminua o uso de automóveis entre os colaboradores da empresa.

6. Crie projetos de preservação do meio ambiente

Uma maneira de engajar colaboradores para adoção de práticas sustentáveis é propor campanhas e jogos – com recompensas – para criação e implantação de projetos de preservação ambiental.

  7. Evite poluir e respeite as leis ambientais

A questão ambiental está deixando de ser um detalhe para fazer parte do coração da gestão. Não se trata, apenas, de manter uma imagem positiva da marca: atender à legislação vigente garante uma conduta empresarial correta e também evita punições legais e judiciais para a empresa e seus gestores. Quando isso é renegado, com poluição de solos, rios e do ar, surgem as tão temidas multas ambientais.  

  8. Economize energia ou utilize fontes de energia renováveis, como a luz solar

Garanta que todas as luzes sejam apagadas após o uso e que os equipamentos serão desligados ao final do expediente. Ou vá além: adote fontes energéticas renováveis! Com as taxas de financiamento de placas fotovoltaicas cada vez mais baixas, tem sido cada vez mais fácil e barato ser gerador de energia solar.

“Em nossos mais recentes projetos, o nosso banco parceiro aprovou taxas que variavam entre 1,08 e 1,54% ao mês. Com isso, o que o empresário julgava ser um investimento a médio prazo, tornou-se uma fonte de economia imediata: serão cerca de 5 anos pagando menos na conta de luz e mais 25 usufruindo de uma energia limpa, renovável e 95% mais barata que antes”, explica Alysson Farias, diretor da Sanpower Energia Solar.

Seus produtos e serviços serão gerados a partir de energia limpa, com menor emissão de CO2 na atmosfera. Esta qualidade, quando adicionado a outros programas que visam à sustentabilidade ambiental, podem elevar sua empresa ao status de eco-friendly – podendo usufruir sem medo deste tipo de marketing.

<h3> 9. Invista em treinamentos sobre sustentabilidade

Está em dúvidas sobre como implantar práticas sustentáveis ou engajar seus colaboradores? Contate a Sanvale para treinamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *