Percussionista ensina a confeccionar instrumentos musicais com material reciclável

Desde 2008, o percussionista, sonoplasta, professor e gestor musical Cleybson Barros de Souza – o Bolão – encabeça o projeto Reciclando no Viés da Música, uma oficina gratuita de confecção de instrumentos a partir de material reciclável. Com apoio da Sanvale Gestão Ambiental, que cede matéria-prima, o músico já realizou diversas edições do curso com crianças e jovens em eventos de todo o Vale do São Francisco.

O próximo workshop já tem data para acontecer: 19 e 20 de novembro no Fórum de Educação Musical na Educação Básica, no IF-Sertão Petrolina. O curso estará com inscrições abertas a partir de 01/11 no site www.abemeducacaomusical.com.br.

Arte, música e material reciclável

Com sucata, garrafas, canos, tubos e latas; Bolão e seus orientadores, como Necy Mãe da Mata e Marcones Melo, produzem diversos instrumentos percussivos. A referência vem de ritmos regionais brasileiros; como frevo, maracatu, coco, baião, xote, capoeira, afoxé e mangue beat.

 b2ap3_thumbnail_reciclando-no-vies-da-musica-sanvale-arte-bolao.jpg

“Começamos em parceria com o SESC, levando a capacitação para grades de diversos eventos, como Aldeia do Velho Chico, Janeiro Tem Mais Arte, Dia da Consciência Negra, entre outros. Depois fomos levando o conhecimento a uma comunidade quilombola em Curaçá, depois em Uauá-BA, APAE em Petrolina, IF-Sertão, até que fomos aprovados no edital Agitação Cultural, em 2015. Nosso projeto, naquele ano, recebeu apoio financeiro no Governo da Bahia e apoio cultural do Provedor de Ideias, de Lu Almeida e o saudoso Manuca”, conta Bolão.

Outro ponto alto na trajetória do músico, que transforma o descartado em arte, foi o reconhecimento nacional. Ele recebeu um convite de Gerson Lima - coordenador da Escola de Música de Carlinhos Brown, em Salvador (BA) – a compor a Exposição Luthiers no 1º LATA - Festival Internacional de Percussão. A iniciativa, que trouxe o trabalho de outros 6 artistas, foi um sucesso de público e mídia.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Visitante Domingo, 18 Novembro 2018
Powered by EasyBlog for Joomla!