http://work-ability.ca/about Sanvale News: Cadastre e receba dicas e novidades por email

 

COMO PURIFICAR A ÁGUA DO SISTEMA PÚBLICO PARA CONSUMO HUMANO

em em Meio Ambiente

 

Confira aqui as dicas para purificar a água que recebemos em casa.

 

A primeira dica é simples e conhecida por muitos: Ferver a água.

Para isso, basta colocar a água da torneira em uma panela e ferver. Após surgirem as primeiras bolhas, aguarde 5 minutos com o fogo ligado para ter a certeza que todos os germes e bactérias presentes estarão mortos. 

Para quem não gosta do gosto da água fervida, uma sugestão é colocar uma rodela de limão na panela enquanto a água esfria. Isso retira um pouco o gosto de água fervida. Após esfriar é só colocar em uma vasilha, pôr na geladeira e pronto.

 

A segunda dica é: Adicionar hipoclorito de sódio na água.

Mas onde posso encontrar isso? Fácil, em qualquer supermercado, também conhecido como água sanitária.

É simples: basta colocar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1,0 L de água, agitar, aguardar de 10 minutos a 30 minutos e pronto. 

 

Obs: Utilize um recipiente em que possa medir o volume de água, pois essa dosagem é fundamental. Nem mais e nem menos, mas 2 gotas de água sanitária para cada 1,0 Litro de água. 

 

IMPORTANTE: Fique atento às especificações da água sanitária, pois deverá ter entre 2,0 a 2,5 % de cloro e sem perfume. No rótulo algumas possuem a descrição: "própria para desinfecção de vegetais e legumes". 

 

Existem outros produtos equivalentes a água sanitária próprios para purificação de água. No vídeo tem alguns exemplos, como: Hidrosteril e Clorin.

 

Algumas secretarias de saúde municipais dispõem de hipoclorito de sódio próprio para purificação da água nos postos de saúde, e podem ser solicitados pela população.

 

IMPORTANTE: Os filtros utilizados em bebedouros já são próprios para a purificação da água. Basta apenas se atentar para o prazo de substituição. Em Petrolina o prazo de substituição à ser considerado, geralmente, é de 1/3 do estipulado pelo fabricante, devido a falta de qualidade no tratamento público da cidade.

 

Para assistir o vídeo, clique no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=qsbY_Wo_yfc

 

Bruno Jones

Ger. de Meio Ambiente e Segurança da Sanvale

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Powered by EasyBlog for Joomla!